sexta-feira, 30 de abril de 2010

APRENDER A APRENDER

O processo de aprendizagem. A relação entre o aluno e aquele que orienta. A energia criativa que é desperta no processo de criação.E finalmente o espaço para o Self Verdadeiro desenvolver -se.Uma delicia de vídeo.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

UMA CAIXA:SERÁ MESMO?

Procurar caixas. Encontrar caixas de diferentes tamanhos. Pensar: qual o segredo que existe dentro desta caixa?

Depois...com a colas,tesouras,tintas...transformar a caixa!

Uma caixa pequenina,pode ser o esconderijo de uma pulga...o que existe lá dentro?
Uma caixa de sapato, pode ser um meio de transporte...com rodas ou com antenas?
Um caixote, pode ser um prédio...quem mora lá?
Duas caixas pequeninas,podem ser uma cômoda...o que contam os objectos existentes nas gavetas?
Duas caixas médias,coladas e pintadas...podem ser ...hummmm,tens alguma ideia?
Uma caixa grande, do tamanho de um frigorífico pode ser...um biombo, e queremos contar histórias,vamos criar as personagens?

Imagina o que pode acontecer, quando uma caixa ou até caixinhas se encontram.

O QUE FAZER PARA SOBREVIVER A DIAS CINZENTOS...

Uma lista criativa de procedimentos, para pessoas desesperadas e cheias de humor...

1.Leia um livro sobre Criatividade e ponha algumas ideias em prática.
2.Diminua o tempos de exposição a "pessoas cinzentas" e vá a procura de "pessoas solares".
3.Trate-se bem,procure uma refeição deliciosa e aconchegue-se.
4.Explore blogs criativos e deixe-se inspirar,fale com amigos e partilhe as suas ideias.
5.Viva o momento presente.Saboreie.Não foque demasiado no futuro. O presente e o agora são os melhores lugares para estar.
6.Compre uma caixa com cores e pinte.
7.Cante no chuveiro.Cante.Cante.
8.Espalhe fotografias das pessoas que ama e sinta a sua companhia.
9.Use algo colorido na sua roupa. Se tiver uma peça divertida não tenha vergonha de mostra-la.Não ligue as críticas.Troque a ideia de "ser aceito" por "ser você".
10.Encontre espaço para rir. Ria. Veja um filme divertido. Reveja fotos do passado.Adote um gato e ria das suas peripécias.
11.Crie as suas próprias sugestões criativas,você é muito criativo, eu sei disto.
12.Vá para a cozinha e faça um bolo ou biscoitos,convide alguém para saborear consigo...hum mm, que delícia de chá.
13.Seja mais meiguinho consigo mesmo. A meiguice torna os dias mais doces.
14.Ouça mais música, onde quer que vá.
15.Pare de se sentir a pessoa mais triste e miserável do mundo,porque esta não é a verdade. A verdade é que, pode estar passando por um momento difícil. A tristeza é apenas mais uma estação que visitamos durante a nossa vida.Há outras estações a sua espera.
16. Beije-se. Hã?! Isso mesmo,beije-se!

17.Não gaste tanto tempo estendido no sofá, estenda-se na relva!

sábado, 3 de abril de 2010

+ 10 IDEIAS PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE NA FAMÍLIA



1- Demonstre mais afecto ao seu marido. Demonstre mais afecto a sua mulher. Demonstre mais afecto a seu filho.Abrace mais. Beije mais. Deixe que o toque faça parte da rotina diária.

2- Se tiver opotunidade de ter um animal, aumente a sua família. Adopte uma tartaruga,um periquito, um cão ou um gato. Deixe que o seu filho lhe escolha um nome. Amar um ser vivo, que forma tão bonita de abraçar a Vida.

3- Quando estiver sem paciência de fazer o jantar, improvise. Faça um piquenique no meio da sala de jantar, com direito a toalha e tudo! Neste dia tão atribulado, dê espaço a diversão, comam uma pizza, ou façam umas sandes com o que resta no frigorifico.

4- Seja Contador de Histórias. Procure histórias infantis e leia. Partilhe este momento de intimidade no calor da cama ou no aconchego do sofá.

5- Vista roupa amalucada dentro de casa. Esqueça as convenções. Calçe  meias de cores diferentes. Jogue o relógio no aquário. Sinta-se confortável.

6- Faça passeios a pé com o seu filho. Convide-o a conhecer a natureza. Deixe-o perder-se no meio das folhas a caçar pequenos tesouros: pedrinhas coloridas,folhas de diversos tamanhos Estes momentos vão lhe enriquecer a memória.

7- O tom faz milagres. O tom da sua voz pode manter um ambiente caloroso de partilha, ou pode criar resistências. Evite dar sermões. Melhore a sua capacidade de comunicar, use um tom de voz claro e agradavel.

8- Seja criativo pelo menos 5 minutos por dia.

9- Cante no carro. Cantem no carro. Encontrem diferentes caminhos para chegar aos mesmos lugares.

10- Invente um jantar sobre comida do mundo. Peça ajuda a seus filhos. Que países gostariam de conhecer? Assim, sem precisar viajar, façam juntos a comida deste país, vai ser muito divertido.

Conheça mais ideias no Workshop de Criatividade para Pais.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

5 SEGREDOS DAS FAMÍLIAS FELIZES



1.Divirtam-se juntos
Uma Família Feliz, gosta de estar na presença uns dos outros,mas para que isto aconteça, é preciso tomar consciência da forma como nos tratamos. Valorize a presença de cada pessoa que faz parte da família.
Mostre que gosta da compania dos seus filhos, invista tempo em estar junto.

2.Partilhar Histórias
Quando chegar em casa depois de um dia de trabalho, evite plantar-se em frente a televisão.
Converse com os seus filhos,pergunte-lhe como foi o dia, conte as suas aventuras. Crie um ambiente onde todos se ouvem. Ouça sem fazer julgamentos, mantenha o nível de empatia em alta.Quando está em casa, os seus filhos estão em primeiro lugar, deixe-os crescer com esta segurança.

3.Invista em Criatividade
Toquem juntos, cantem no carro, encontrem juntos um espaço criativo, onde a intimidade faça parte.Talvez as crianças mais novas, gostem de ouvir histórias antes de dormir, se forem mais crescidas, vão gostar de fazer parte de um jantar polvilhado de anedotas, onde um festival de anedotas será contado,acompanhado do seu prato favorito.
4.Mantenha um Tom Calmo
A sua casa é um jardim, plante : alegria, segurança, afecto. Não grite, mesmo quando está irritado com os seus filhos, mantenha a calma, respire fundo. Crescer num ambiente pacífico e tranquilizador transmite segurança emocional.A voz deve transmitir segurança, jamais stress.

5.Comunicação para todos
Numa Família Feliz, todos podem comunicar abertamente os seus sentimentos. Os níveis de Empatia e respeito a individualidade são elevados, e não há medo em expor-se.