segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

WORKSHOP "NINHO DA LEITURA"


O primeiro "Ninho da Leitura" aconteceu, com a agradável surpresa de ter a sala cheia.
Por estas bandas, as vezes há pouco tempo para investir em auto conhecimento...mas a sabedoria das pessoas mostrou-me o contrário.Que bom é não ter sempre razão.
A sessão foi animada e muitas histórias ganharam vida.O calor humano envolveu a todos, e uma participante cheia de coragem até arriscou uma leitura. Claro, que aplaudimos calorosamente.
Outras leituras partilhadas:
  • Pê de Pai- da dupla Isabel Minhós e Bernardo Carvalho do Planeta Tangerina.
  • Uma Supresa para Handa - de Eileen Browne da Editora Caminho
  • Ler é divertido - do Todd Parr - Editora  Galivro
  • Muito Obrigado- mais uma vez da dupla dinâmica do Planeta Tangerina. Claro que outros  livros nos fizeram companhia, mas ainda estão na mala, por isto,não consigo dizer a ficha completa, desculpem -me a azelhice...
Vejam o que disseram do Ninho da Leitura:
  • "Participar neste Workshop foi muito enriquecedor, pela partilha de ideias, pelas diferentes formas de ler e pela amizade adquirida" - Mariana Rodrigues - Educadora de Infância.
  • "Positivo por motivos profissionais, adquirir mais conhecimentos e mais competências" - Fernanda Andrade - Animadora Sócio Cultural
  • "Foi entrar no mundo infantil" - Dulce Nunes - Educadora de Infância.
  • "Uma experiência única e enriquecedora/motivadora. Obrigada!!!" - Luísa Gonçalves - Formadora, Jornalista, Voluntária da Acreditar.
  • "Foi uma grande aprendizagem. Obrigada Cíntia!" - Clarisse Fernandes- Formadora, Voluntária da Acreditar.
  • "Foi muito emotivo e informativo" - Susana José da Luz - Educadora de Infância.
  • "Participar neste Workshop "O Ninho da Leitura" foi espetacular! Aprendizagem rica em Literatura" - Lisandra das Almas- Educadora de Infância.
  • "Reavivar o gosto pelos livros" - Gorete da Silva
  • "Perceber que nunca é tarde para perceber o mundo da leitura"- Filipa Silva- Psicologa
  • "É fenomenal ver o prazer da leitura partilhado por outros e principalmente pela Cíntia, que faz muito por semear nos outros essa semente. Muitas ferramentas para minha vida  e para meu trabalho" - Carolina Jesus-Educadora de Infância, Voluntária da Acreditar.
E agora, lá vou eu fazer a listagem dos livros...que bom, temos novas aquisições.

Workshop Ninho da Leitura

12 de Março
Hotel Tivoli - Sala 4 - entrada pela Promenade do Lido
10 a 13 horas (turma 1)
14:30 a 17:30 horas (turma 2)

Investimento: 20 sorrisos
Inscrições e info: palmeira.criatividade@gmail.com

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CARTA AOS PAIS- Ler para o seu Filho


Certamente não estaria a escrever esta carta, se não tivesse passado pela experiência de ter tido alguém, que me contava estórias e me levava a passear nas livrarias. O culpado deste vício é o meu Pai, foi ele quem me infectou com o pó dos livros...este pó embriagante que nos leva a viver através dos contos.

Sim,sou uma leitora profissional. É a profissão que mais me dá prazer. As outras que acumulo,desconfio que são part times para o meu verdadeiro negócio: o prazer de ler.

Mas não pretendo falar das minhas memórias, afinal, este escrito pretende ser apenas uma carta.Quero apenas lhe dizer, de forma sincera, porque é tão importante ler para o seu filho. E porque este investimento afetivo é essencial ao seu crescimento:
  • Ler alimenta o Banco de Imagens - Crescer e ser embalado por histórias e livros vai fazer com que a criança guarde dentro de si as imagens que existem nas ilustrações, e as imagens do que imaginou quando a estória lhe foi lida.Ler alimenta a Imaginação.
  • Ler cria intimidade com a palavra - Para se conhecer uma língua e se expressar com gosto, é preciso conhecê-la intimamente. Ler para o seu filho, com alegria e num ambiente de aconchego, vai lhe proporcionar interesse em dominar a língua e expressar-se através dela.
  • Ler é divertido - Uma sessão de leitura antes de dormir, ou uma sessão de contos animada com a participação de toda a família, é certamente um espaço de diversão e bem estar.
  • Ler nos permite conhecer novos mundos- Quem disse que precisa fazer um cruzeiro para conhecer outros países, está completamente enganado. É possível viajar através da Imaginação. Faça uma seleção variada de leituras e deixe-se conduzir pela magia das estórias.
  • Ler nos faz curiosos - Imagine que durante toda a sua vida só leu um livro, um pequeno livro e nada mais...consegue imaginar? Espero que não. Uma pessoa que não lê, não tem dúvidas, não é curiosa, não possue senso crítico,  não tem opinião, não cria fantasias, logo, não tem uma Casa do Pensamento formada, apenas um aquário vazio...muito vazio.
  • Ler ajuda a escrever melhor - Ler é muito importante para a aprendizagem da escrita. Que lê, escreve com mais facilidade. Além de enriquecer o vocabulário,a leitura nos permite pensar, interpretar, para depois transformar este pensamento em algo escrito. Vamos ser mais claros? Posso ler uma história para depois, escrever-lhe um novo final, ou, uma nova história com as personagens principais.

Orientações do:

Workshop Ninho da Leitura
dia 12 de março
das 14:30 às 17:30 horas no Hotel Tivoli

PERDIDO E ACHADO de Oliver




O delicioso trailler do filme , baseado no livro escrito e ilustrado por Oliver Jeffers, vai aumentar o desejo de ter o livro em mãos.Não se esqueça de anotar o título, "Perdido e Achado" ,na próxima vez que procurar uma boa opção de leitura.
O lançamento promete ser divertido, com direito a contadores de histórias entre outras surpresas...deste lado, ando a tramar a melhor estratégia para tê-lo em mãos e quem sabe apresenta-lo aos formandos do Workshop Ninho da Leitura, será que consigo? 
Perdido e Achado
Ilustrado e escrito por Oliver Jeffers
Editado pelo Orfeu Mini

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DICAS PARA PROMOVER O GOSTO DA LEITURA NO SEU FILHO


  1. Ler na cama - O tempo de leitura vai fazer bem a todos. Quem garante são os especialistas. Crianças a quem os pais contam histórias antes de dormir, se sentem mais acompanhadas e o seu sono é mais tranquilo e repousante.Por isso, acredite que uma boa história antes de dormir, é um xarope contra os pesadelos. Invista neste tempo de leitura, principalmente se a criança for pequena.
  2. Deixe  livros espalhados pela casa- O tempo dos livros trancados nas estantes de arame, já passou. Para que se goste de ler, é preciso ter acesso aos livros, e para isso, eles devem estar à altura da criança, em bancadas baixas e em todo lado.Deixe livros em todos os cantinhos da casa: leituras rápidas na casa de banho, livros para rir na cozinha, livros pesadões num canto qualquer, livros de diversos estilos no quarto etc. Uma vez por semana, num espaço especial, surpreenda-o com uma nova leitura - poderá ser uma poesia, um mapa, um bilhete, o importante é deixa-lo descobrir que a leitura pode se apresentar em diversos formatos.
  3. Procure livros em outros lados- Leve o seu filho para uma tarde numa livraria, sem pressas e sem a obrigação de comprar todos os livros que lá encontrar. Motive-o a observar diferentes livros. Apresente-o aos mais diferentes livros a cada visita. Conhecer o atlas, um livro de cartas, um dicionário diferente, um livro em outra língua...etc. Se na sua cidade há uma biblioteca, não deixe de visita-la.Se por acaso tem a imagem de bibliotecários sisudos e mau humorados, saiba que muita coisa mudou. Há bibliotecas bem equipadas, e com pessoal com grande conhecimento de literatura infantil à espera de novos leitores. Se houver um Serviço Educativo, participe. Crie novos hábitos de leitura.
  4. Pergunte ao Pediatra - Se não acredita no que estou a dizer, ou acha que apenas os professores é que acreditam no valor da leitura, pergunte a outros especialistas. Pergunte a seu Pediatra:  quais as vantagens de ler para o seu filho com apenas 6 meses? Porque é importante ler, antes da criança saber falar? Qual a diferença no desenvolvimento cognitivo de uma criança que os pais lêm,comparado com outra que os pais não lêm ? Ficará surpreendido com a resposta.
  5. Informe-se - Procure revistas sobre Educação e Psicologia e leia alguns artigos sobre a importância da leitura. Saiba porque é importante ler. Passe a informação para outros pais. Crie um Cordão Humano de amor a Leitura.
  6. Surpreenda a Professora - Porque não, levar um livro em bom estado para a sala de aula do seu filho? A proposta é, criar um Baú de Leitura da nossa sala, onde os livros sejam doados pelos pais. O objetivo é  que cada criança fique enriquecida com a magia dos livros, através da leitura partilhada.Reconhecendo que nem todas as escolas possuem uma biblioteca, esta iniciativa, além de apoiar a leitura em sala, reforça os laços entre os alunos e os pais. Se pensarmos de forma prática, numa sala com 20 alunos, cada criança vai conhecer 20 livros, pelo preço de apenas um livro! E no final do ano poderá levar o seu livro de volta para casa, um livro diferente - um livro partilhado à várias mãos.
Estas são algumas informações que terá acesso no WORKSHOP Ninho da Leitura,
que acontecerá no dia 26 de Fevereiro no Hotel Tivoli (Sala 4).
Increva-se!

Informações pelo email: palmeira.criatividade@gmail.com

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

UM LIVRO De Hervé Tullet

Mais uma bela publicação da Edicare. É um livro, um jogo.Cada página é uma proposta.
Aqui, quem lê, não lê apenas a imagem e a palavra.
A palavra transforma-se em gesto, e assim, a leitura enche-se de divertimento.
Prepare-se para os gestos mais esquisitos: esfregar o dedo no amarelo,bater palmas, soprar e até sacudir o livro...
Uma leitura em forma de batucada!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

EU de Philip Waechter

Um urso e tudo o que sente e pensa sobre si.
Há dias em que se sente pequeno, e outros dias com medo.
Há dias que está corajoso, e outros dias que está simplesmente à procura.

Um livro que fala de auto imagem, auto conceito e porque não da tão falada auto estima.
Sinceramente, gostei das páginas, onde demonstra que muitas vezes gosta de si, se acha bonito e aprecia uma boa amizade.Afirmativo e tocante, foi considerado na Alemanha um dos melhores livros do ano 2004.

Um presente que se pode dar a qualquer amigo, qualquer namorado, qualquer pessoa que se goste e que se deseje surpreender. Uma surpresa para quem tem o coração dessarumado...

Já o utilizei em contexto de Arte Terapia, o resultado foi impressionante...

EU
Philip Waechter
Editora Gatafunho

UM PRESENTE DIFERENTE

Um pedaço de pano, dois amigos, uma amizade cúmplice e muita criatividade. São estes, os ingredientes deste álbum ilustrado criado a quatro mãos.
Quem escreveu  Marta Azoona .Quem ilustrou Rosa Osuna.
Conta-nos a história de um inesperado presente, um presente que não se deseja, mas, que  no calor da amizade e com alguma criatividade à mistura torna-se o presente ideal.
Afinal um pedaço de pano, pode se transformar em tantas coisas, num mundo delas, basta para isso ter o espírito aberto à aventura e um bom amigo para partilhar.
Existem poucos exemplares por aí, depois de várias tentativas, consegui o meu.
Que contente que estou.

UM PRESENTE DIFERENTE
Marta Azoona e Rosa Osuna
Editora Kalandraka

O SENTIDO DA VIDA

Afinal porque nascemos? Qual é o sentido da vida?
Correr de um lado a outro, ou deixar-se descansar.
Absorver a vida, ou deixa-la nos absorver a cada instante?
Na verdade, o sentido da vida é tão extenso que não é possível encontrar apenas uma resposta.E são múltiplas respostas o que vai encontrar neste livro.

"Algumas pessoas pensam que vivemos melhor se nos esquecermos da morte, se não pensarmos nas coisas tristes.
Outras acham que para aprendermos o sentido da vida nunca podemos esquecer que ela é frágil, que não durará para sempre."

O livro, contando com as imaginativas ilustrações de Jacques Després, guia o pequeno leitor no mundo da meta cognição (palavra estranha, não?) ou seja, auto consciência das suas emoções e pensamentos.
Um bom exemplo de um livro de Filosofia para crianças ,que não deve faltar na sua estante.

O SENTIDO DA VIDA
Autor- Oscar Brenifier
Ilustração- Jacques Destrés
Editora Edicare