CARTA AOS PAIS- Ler para o seu Filho


Certamente não estaria a escrever esta carta, se não tivesse passado pela experiência de ter tido alguém, que me contava estórias e me levava a passear nas livrarias. O culpado deste vício é o meu Pai, foi ele quem me infectou com o pó dos livros...este pó embriagante que nos leva a viver através dos contos.

Sim,sou uma leitora profissional. É a profissão que mais me dá prazer. As outras que acumulo,desconfio que são part times para o meu verdadeiro negócio: o prazer de ler.

Mas não pretendo falar das minhas memórias, afinal, este escrito pretende ser apenas uma carta.Quero apenas lhe dizer, de forma sincera, porque é tão importante ler para o seu filho. E porque este investimento afetivo é essencial ao seu crescimento:
  • Ler alimenta o Banco de Imagens - Crescer e ser embalado por histórias e livros vai fazer com que a criança guarde dentro de si as imagens que existem nas ilustrações, e as imagens do que imaginou quando a estória lhe foi lida.Ler alimenta a Imaginação.
  • Ler cria intimidade com a palavra - Para se conhecer uma língua e se expressar com gosto, é preciso conhecê-la intimamente. Ler para o seu filho, com alegria e num ambiente de aconchego, vai lhe proporcionar interesse em dominar a língua e expressar-se através dela.
  • Ler é divertido - Uma sessão de leitura antes de dormir, ou uma sessão de contos animada com a participação de toda a família, é certamente um espaço de diversão e bem estar.
  • Ler nos permite conhecer novos mundos- Quem disse que precisa fazer um cruzeiro para conhecer outros países, está completamente enganado. É possível viajar através da Imaginação. Faça uma seleção variada de leituras e deixe-se conduzir pela magia das estórias.
  • Ler nos faz curiosos - Imagine que durante toda a sua vida só leu um livro, um pequeno livro e nada mais...consegue imaginar? Espero que não. Uma pessoa que não lê, não tem dúvidas, não é curiosa, não possue senso crítico,  não tem opinião, não cria fantasias, logo, não tem uma Casa do Pensamento formada, apenas um aquário vazio...muito vazio.
  • Ler ajuda a escrever melhor - Ler é muito importante para a aprendizagem da escrita. Que lê, escreve com mais facilidade. Além de enriquecer o vocabulário,a leitura nos permite pensar, interpretar, para depois transformar este pensamento em algo escrito. Vamos ser mais claros? Posso ler uma história para depois, escrever-lhe um novo final, ou, uma nova história com as personagens principais.

Orientações do:

Workshop Ninho da Leitura
dia 12 de março
das 14:30 às 17:30 horas no Hotel Tivoli

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin