O QUE DEMOREI 40 ANOS PARA APRENDER

Certa vez,contaram-me uma história fascinante.Era a história da "Cobra e do Pirilampo".
O Pirilampo,brilhante e cheio de luz, passeava na floresta quando encontrou uma Cobra.O olhar penetrante da Cobra,fascinou o Pirilampo, que rapidamente meteu conversa: queria conhecer, o mistério daquele olhar.

Durante alguns instantes conversaram, e que grande espanto foi para o Pirilampo, quando a Cobra começou a persegui-lo ferozmente.O Pirilampo não compreendeu. A Cobra não tinha cara de bons amigos.
E durante horas durou a perseguição, até que exausto, o Pirilampo finalmente perguntou:
- Se não faço parte da sua cadeia alimentar, porque quer me devorar?
-Porque eu não suporto lhe ver brilhar! - Disse a Cobra.
E assim,devorou o Pirilampo.Fascinante, não? (risos)

E agora, começa a crónica...

Cuidado para que a vida não lhe transforme numa Cobra.Seja capaz de ver a beleza do trabalho dos outros. Não se incomode se algumas vezes você fica para trás. Lembre-se:as vezes estamos à frente, outras atrás, o importante é estar em movimento.

Seja capaz de elogiar. Um elogio sincero, cheio de significado.Quantas vezes, por falta de elogio e incentivo, boas ideias não vingaram? Elogiar, é um ato de generosidade, não espere nada em troca.

Seja Semeador de Palavras, plante-as com cuidado.Não dê opiniões sobre tudo. Algumas coisas existem, porque existem, pronto.Não precisamos viver com certezas, algumas dúvidas são excelentes "trabalhos de casa". Uma mente com dúvidas, é uma mente desperta.

Não tenha vergonha de não saber tudo.Não perca energia tentando convencer as pessoas que está certo. Nada pode ser mais estúpido do que querer ter razão. Invista em felicidade, é um sentimento grandioso,e nunca vem acompanhado com desgaste.

Por mais aborrecido que seja, assuma ternamente que as reuniões são uma perda de tempo. Fale pouco.Ouça muito. Nunca discuta. Sempre apresente as suas ideias por escrito, assim não terá a decepção de ver que o seu melhor colega,as roubou.

Brinque de ser Pirilampo.
Para começar, começe a ser mais leve.Deixe a vida leve. As coisas que você precisa cabem todas dentro de uma caixa, o resto é supérfulo.Deixe de viver para as coisas grandes, a grandiosidade não dá espaço para
as coisas pequenas, mais cheias de significado.

A grande casa.O grande emprego. O grande carro. As grandes férias. Os grandes amigos. As grandes festas.São uma grande caixa dourada que não lhe permitem ver o verdadeiro brilho: o seu brilho.

Voe, viva. Mime-se mais.Trate-se bem. Não procure ser útil, esta é outra idéia estúpida para que fomos educados, quanto mais útilsomos, mais as pessoas pensam que precisam de nós.
Ninguém precisa de ninguém. Somos todos livres. E a liberdade é uma manifestação do amor, não da necessidade.

Aproveite a beleza. Sinta a alegria, deixe que lhe invada o corpo. Não fuja dos seus sentimentos.
Não existem maus sentimentos, apenas os nossos sentimentos.
Quando for visitado pela tristeza,abra-lhe a porta, deixe-a estar,converse com ela.Ouça o que ela tem para lhe dizer. Ela deve ter uma razão para lhe fazer uma visita.

E finalmente, não tenha medo das Cobras. As Cobras existem,fazem parte da criação,por isto também são divinas. Não as ignore.Perceba os seus movimentos, mas não fique hipnotizado por eles.
Quando se aproximarem, levante o voo, há sempre um lugar onde a inveja não é convidada.

É um lugar belíssimo.Onde o brilho é a manifestação da vida, e a criatividade é recebida com festa.
Este lugar, é o coração das pessoas mentalmente saudáveis!

Eu sei que vai ser díficil encontra-lo, mas por favor,não desista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O BEBÉ de Fran Manushkin

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE