BALÕES E JOGO PROJECTADO COMO FACILITADORES DA ESCRITA

Antes de escrever, falar. Como é bom, passear com um adulto cuidadoso que nos mostra o mundo com a paciência de nos deixar fazer todas as perguntas.
A criança quando anda pela rua, aponta para a nuvem e pergunta o que é. Olha para um carro, ri e imita-lhe o som. Pára muitas vezes só para apreciar os cães que passam na rua.
 Andar com uma criança é ser guia das suas pequenas descobertas, que depois de somadas se transformam em símbolos- forças cheias de significado, que lhe darão significado a existência.

O mundo pós moderno anda vazio de significado, cabe a nós, cuidadores, facilitar o encontro da criança com este universo rico dos símbolos.

Vão ser precisos balões, marcadores e uma boa dose de humor, para fazermos inicialmente uma dança que vai  "aquecer " as ideias. Com tanta alegria no ambiente, criar umas caras ou caretas no nosso balão, vai ser fácil, fácil.


Depois de criadas, vamos dar vozes as personagens e criar uma pequena dramatização.
As crianças pequenas, principalmente antes dos 7 anos, gostam muito de brincar com fantoches, bonecos, utilizando-se do jogo projetado.
Proporcionar estes momentos além de reforçar a oralidade, vão com certeza aumentar os níveis de Criatividade individual e promover a integração do grupo.
E as histórias são de perder a cabeça!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin