COMO MOTIVAR PARA A LEITURA em 4 Passos



Leia - Se quer que os seus filhos leiam,leia. Não existe educação mais eficaz do que ser exemplo.Não se preocupe por não ser um leitor dos clássicos, mas deixe um espaço para eles em casa. Leia o que gosta e demonstre este prazer a seus filhos,isto será suficiente.

Colo e mais Colo - Quem disse que ler serve apenas para dominar a língua materna,estava completamente enganado. Toneladas de Colo, é isso que queremos! Agarre os seus filhos,abafem-se com umas mantinhas no sofá ou na cama, e aconcheguem-se! Crie memórias de afecto e intimidade conduzidos por um tapete voador onde a leitura é cúmplice.

Diversidade - Se quer motivar para a leitura, aposte em diversidade. Ofereça um leque variado de autores e por favor: não se esqueça em investir em ilustração. Leiam  juntos livros sem textos,recheados com imagens. Se pensa que estes livros foram criados apenas para crianças pequenas,abra o olhar, há verdadeiras obras de arte apenas como imagens, livros narrativos que qualquer pessoa se apaixona à primeira vista.
Divirtam-se a ler as imagens e a criar uma história juntos.

Empatia - Mantenha os níveis de Empatia em alta quando se fala em gosto pela leitura. Não forçe,não imponha,encoraje. Não faça juízo de valores sobre os gostos literários do seu filho. Se a sua filha gosta de livros com vampiros, qual é o problema? Não atire aos seus olhos os livros que leu e que acredita serem importante para o seu desenvolvimento. A escolha do livro é extremamente íntima,respeite esta verdade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin