OS DIREITOS DOS FILHOS A LEITURA

A Associação Colombiana do Livro Infantil, juntamente com a investigadora e professora Keith Topping,divulgaram alguns dos direitos que os filhos leitores possuem:

  1. Os filhos têm o direito, independente da crença ou origem, de receber e ouvir os mais belos contos, relatos, poemas...da sua tradição cultural, é não só; especialmente se estas palavras potenciem a sua imaginação e capacidade crítica.
  2. Os filhos têm direito a receber, palavras bonitas a qualquer hora do dia. Se os pais se negam a este gesto, além de atuar irresponsalvelmente e injustamente, estão a sepultar toda a possibilidade da criação do vínculo entre pais e filhos.
  3. Toda a criança, que não tenha quem lhes conte histórias, tem o direito absoluto de pedir a um adulto de sua preferência, que o faça, sempre que este lhe contar com amor e ternura, que é a forma como se partilha palavras delicadas. Todos, como Pais, devem estar dispostos a assumir esta "paternidade literária adotiva".
  4. Os seus filhos, têm direito a sentar-se nos joelhos dos seus avós para saborear juntos um conto, história, lenga-lenga, canção...e se possue o privilégio de ter ainda vivos os seus quatro avós,estes devem partilhar um pouco de si, a outros meninos que não tenham na sua família, esta figura tão importante a seu crescimento.
  5. Os seus filhos, têm o direito de conhecer Anderson, os Irmãos Grimm, Dahl, Carrol, entre outros.  Os Pais estão obrigados a lhes dar de beber os contos e poesias destes autores.
  6. Os seus filhos têm o direito de saborear fábulas, mitos e lendas da tradição oral do seu país.
  7. Não retire do seu filho a possibilidade de criar e contar as suas próprias histórias e poemas.Permita que o faça e partilhem juntos.
  8. A criança tem o direito de pedir que o nutra permanentemente com novas palavras, imaginativas, realistas,narrativas ou poéticas, alegres ou patéticas...mas sempre emocionadas e honestas.
  9. O seu filho tem o direito a pedir sempre outro conto, poema, lenda...e exigir que o repita o seu texto favorito mais uma vez...
  10. O seu filho, tem o direito a compartilhar a sua infância com O Capuchinho Vermelho, Os músicos de Bremen, Elmer entre outros, e encher-se de gozo quando, a cada noite dás a ele com sublime delicadeza, o maravilhoso "era uma vez...", que o avisa que começa a aventura da palavra mágica e sincera.
Porque Ler, não é apenas compreender a palavra e o seu significado...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin