ALQUIMIA DA VOZ




8 Passos para potenciar a sua saúde vocal
Conhecer técnicas de relaxamento e respiração

24 e 31 de Outubro
Museu Casa da Luz
Das 10:30 ás 12:30 horas


8 Passos para manter a sua saúde vocal


1.     Faça uma respiração diafragmática


Se tiver dificuldade em visualizar esta respiração, pense num bebé. Quando um bebé respira toda a barriga se movimenta.
Quando falar em público, faça esta respiração. Mantenha os ombros e o pescoço relaxados e inspire calmamente. Ao expirar sinta a zona abdominal murchar, como se fosse um balão.
Se respirar correctamente, conseguirá colocar a voz e falar sem esforço.


2.     Articule


Esqueça as imposições sociais e não tema: articule bem. Abra a boca. Movimente os maxilares e “mastigue” as palavras. Lembre-se que a voz só tem um canal de saída: a boca.
Por isto, se deseja ser ouvido; abra a boca e ar-ti-cu-le as palavras.


3.     Faça pausas para respirar


Falar pausadamente reforça a articulação. Para conseguir o nível excelente de aprendizagem, os alunos precisam ouvir a mensagem.
É muito importante respeitar o tempo entre ouvir, compreender e elaborar.
Evite a tendência geral de falar rápido para não perder o “fio do pensamento” ou para evitar o burburinho na sala de aula. Uma comunicação flexível e pausada envolve todos e é mais eficaz. Além disto, é muito importante nunca terminar as frases com a sensação que não tem mais ar.
Lembre-se que respirar, articular e falar pausadamente são três ferramentas que potenciam a boa comunicação e a saúde vocal.


4.     Beba água


Manter o corpo hidratado é muito importante. Com blocos de 90 minutos e a utilização do giz poderá sentir a garganta “arranhada” ou seca.
Ingira pequenas doses de água, leve uma garrafinha com água e beba aos poucos. Assim, evitará o ressecamento das mucosas.


5.     Aprenda a ouvir-se


Tome consciência que tem ao seu dispor um importante aliado: os ouvidos.
Aprenda a ouvir -se. Perceba quando está a falar alto desnecessariamente. Falar para uma plateia de 20 pessoas não é o mesmo que estar no café com amigos. Pergunte -se se tem tendência a falar alto. É importante aprender a dosear o volume vocal, para evitar desgastes futuros.


6.     Aqueça a sua voz


Antes de correr, nadar ou praticar correctamente algum exercício físico, os atletas alongam e “aquecem “ os músculos.
Antes de falar, qualquer profissional da voz deve, aquecer a sua voz. Todos os dias, em frente a um espelho, pratique este exercício: “deixe os lábios fechados e relaxados e levemente emita o som “hummmm”. Imagine que está a mascar uma pastilha elástica. Leve esta pastilha imaginária por toda a boca, sempre a emitir o som “hummm”. Aos poucos a pastilha cresce e é preciso abrir a boca. Mastigue a pastilha elástica imaginária, movimentando todo o rosto enquanto emite o som.”


7.     Encontre tempo para Relaxar


Encontrar tempo para relaxar, garante que a sua respiração se mantenha abdominal por mais tempo. O relaxar promove um estado de bem-estar e segurança, que além de proporcionar bem-estar físico, com certeza promove saúde mental.
Faça alguma actividade física onde possa descarregar o stress diário. Pratique natação, yoga ou pilates. A preocupação é fazer uma actividade onde a respiração esteja aliada ao alongamento muscular. Assim poderá levar este conhecimento para pratica diária de comunicação.
Se não tem tempo e a sua agenda está muito preenchida, faça relaxamentos em casa. Encontre um espaço onde não seja incomodado e possa estar em silêncio.” Coloque uma música tranquila e relaxante. Feche os olhos e muito lentamente inspire pelo nariz e expire pela boca. Sinta todo o corpo a tocar o chão. Sinta a sua temperatura. Continue a respirar lentamente, a mover apenas a barriga. Para ter a certeza que a respiração é abdominal, coloque as mãos, três dedos abaixo do umbigo. Continue a respirar calmamente. (...)
Para finalizar, faça uma inspiração profunda, ao expirar imagine que está a cair num lago de águas cristalinas e repousantes. E muito lentamente, espreguice todo o corpo. Abra os olhos e sinta -se renovado.”


8.     Faça um curso sobre “VOZ”


Para colocar em prática uma sequência de exercícios que com certeza vão potenciar a sua performance vocal: faça um curso sobre voz. Invista algum tempo e dinheiro para conhecer alguns hábitos que são muito importantes na aquisição de hábitos de manutenção da saúde vocal.
Aprender exercícios vocais, articulatórios, técnicas de respiração e relaxamento e utiliza-las correctamente são as únicas ferramentas para evitar o desgaste vocal, experimentado por alguns professores. Lembre-se que um curso de canto não é o mesmo que um curso de dicção ou expressão vocal. A técnica da voz cantada é muito diferente da técnica da voz falada. Conhecer a sua voz e potencia-la é uma excelente estratégia para o sucesso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin