AUTO ESTIMA NAS CRIANÇAS

Auto estima,não é uma coisa mágica, que recebemos da Fada dos Dentes. Muito  menos está ligada ao fenómeno da imagem,como muitos nos querem fazer acreditar.
Auto Estima é o que pensamos sobre nós, é a imagem que temos sobre a nossa pessoa.

Por isto, se está envolvido com crianças e jovens em geral,por favor valorize a sua Auto Estima. Crie espaço para que se sinta valorizada e assim possa crescer de forma saudável e autónoma.

Elogie mais, faça com que esteja exposta a experiências de sucesso e se sinta valorizada.A busca incessante pela perfeição pode ser uma armadilha onde "nada está suficientemente bom" .Lembre-se que não é possível sentir segurança e crescer com uma boa imagem de si mesmo, quando os parâmetros de perfeição são elevados.

Desenvolva na criança e no jovem a Auto Aceitação. Isso mesmo, motive-a a gostar de si mesmo exactamente como é,neste exacto momento. Para se gostar,não deve fazer sacrifícios ou algo especial.
Deve crescer num ambiente onde é amada sem ter que provar nada, sendo simplesmente quem é.

As velhas práticas exigiam, "provas de qualidade" a todo o instante.A criança e o jovem, devem ter espaço para Ser, e faz parte do seu desenvolvimento conhecer as suas qualidades, e aos poucos limar algumas arestas.

Seja gentil. A mais pura verdade é que há pouca gentileza entre as pessoas.O corre corre em que vivemos, tira o espaço onde habitam pequenas coisas,pequenos gestos.

Seja gentil, e assim, a partir do seu exemplo,vão crescer acreditando que a gentileza é uma forma de estar no mundo, tão orgânica como respirar!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin