LER PARA O MEU FILHO BEBÉ?!

  • Sim, comece a ler para o seu bebé, a partir dos seis meses . Não se preocupe em ler um livro completo. Desperte o interesse da criança com pequenas histórias, lengas lengas e canções.Perca o medo de cantar para o seu filho, cante,faça sons com a boca e deixe-o imita-lo. Não se esqueça de deixa-lo conversar também. Não seja tagarela: fale e ouça. E o seu bebé fala, através do sorriso, do olhar e do toque. Mantenha-se atento a sua comunicação.

  • Compre livros com imagens e deixe-o olhar, observar sem pressas, numa conversa íntima preenchida de cumplicidade. Não apresse o seu filho a conhecer as palavras, ele seguramente as aprenderá se tiver espaço para brincar, observar e principalmente prazer em descobrir.

  • Deixe-o acompanhar a leitura com os dedos e responda as suas questões. Se  apontar para um cavalo, explique- é um cavalo. Depois, imite o som do cavalo. Motive-o a repetir o som e  a associar o som, ao animal.Deixe-o explorar o livro através das imagens, não faz mal, se não conseguir ler a história na íntegra.

  • Compre livros que possam acompanha-lo nas suas aventuras diárias. Livros para o banho,livros com diferentes texturas, livros com sons,  livros almofada etc. Procure nas livrarias os livros especializados para bebés, o seu filho vai lhe agradecer com certeza.

  • E finalmente, leia para o seu filho por prazer, pura alegria. Aproveite cada cantinho de cumplicidade que esta actividade pode proporcionar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin