DICAS PARA PROMOVER O GOSTO DA LEITURA NO SEU FILHO


  1. Ler na cama - O tempo de leitura vai fazer bem a todos. Quem garante são os especialistas. Crianças a quem os pais contam histórias antes de dormir, se sentem mais acompanhadas e o seu sono é mais tranquilo e repousante.Por isso, acredite que uma boa história antes de dormir, é um xarope contra os pesadelos. Invista neste tempo de leitura, principalmente se a criança for pequena.
  2. Deixe  livros espalhados pela casa- O tempo dos livros trancados nas estantes de arame, já passou. Para que se goste de ler, é preciso ter acesso aos livros, e para isso, eles devem estar à altura da criança, em bancadas baixas e em todo lado.Deixe livros em todos os cantinhos da casa: leituras rápidas na casa de banho, livros para rir na cozinha, livros pesadões num canto qualquer, livros de diversos estilos no quarto etc. Uma vez por semana, num espaço especial, surpreenda-o com uma nova leitura - poderá ser uma poesia, um mapa, um bilhete, o importante é deixa-lo descobrir que a leitura pode se apresentar em diversos formatos.
  3. Procure livros em outros lados- Leve o seu filho para uma tarde numa livraria, sem pressas e sem a obrigação de comprar todos os livros que lá encontrar. Motive-o a observar diferentes livros. Apresente-o aos mais diferentes livros a cada visita. Conhecer o atlas, um livro de cartas, um dicionário diferente, um livro em outra língua...etc. Se na sua cidade há uma biblioteca, não deixe de visita-la.Se por acaso tem a imagem de bibliotecários sisudos e mau humorados, saiba que muita coisa mudou. Há bibliotecas bem equipadas, e com pessoal com grande conhecimento de literatura infantil à espera de novos leitores. Se houver um Serviço Educativo, participe. Crie novos hábitos de leitura.
  4. Pergunte ao Pediatra - Se não acredita no que estou a dizer, ou acha que apenas os professores é que acreditam no valor da leitura, pergunte a outros especialistas. Pergunte a seu Pediatra:  quais as vantagens de ler para o seu filho com apenas 6 meses? Porque é importante ler, antes da criança saber falar? Qual a diferença no desenvolvimento cognitivo de uma criança que os pais lêm,comparado com outra que os pais não lêm ? Ficará surpreendido com a resposta.
  5. Informe-se - Procure revistas sobre Educação e Psicologia e leia alguns artigos sobre a importância da leitura. Saiba porque é importante ler. Passe a informação para outros pais. Crie um Cordão Humano de amor a Leitura.
  6. Surpreenda a Professora - Porque não, levar um livro em bom estado para a sala de aula do seu filho? A proposta é, criar um Baú de Leitura da nossa sala, onde os livros sejam doados pelos pais. O objetivo é  que cada criança fique enriquecida com a magia dos livros, através da leitura partilhada.Reconhecendo que nem todas as escolas possuem uma biblioteca, esta iniciativa, além de apoiar a leitura em sala, reforça os laços entre os alunos e os pais. Se pensarmos de forma prática, numa sala com 20 alunos, cada criança vai conhecer 20 livros, pelo preço de apenas um livro! E no final do ano poderá levar o seu livro de volta para casa, um livro diferente - um livro partilhado à várias mãos.
Estas são algumas informações que terá acesso no WORKSHOP Ninho da Leitura,
que acontecerá no dia 26 de Fevereiro no Hotel Tivoli (Sala 4).
Increva-se!

Informações pelo email: palmeira.criatividade@gmail.com

Comentários

  1. Alimentar a alma, a criatividade e sobretudo a linguagem!
    São três dos inúmeros benefícios que a leitura proporciona a todos, principalmente às crianças de tenra idade.
    O hábito deve ser criado logo nos primeiros meses de vida, e os benefícios são para a vida toda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixe um comentário

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin