MAS AFINAL, PORQUE FAZER TEATRO?

É simples, as técnicas teatrais estão ocupando actualmente espaço na formação profissional e recebendo adeptos de diversas profissões.
Políticos fazem cursos de teatro, para melhorar a oratória. Advogados fazem cursos de teatro, para aprender como utilizar a sua expressividade. Professores fazem cursos de teatro, para aprender jogos dramáticos e utiliza-los em sala de aula.
O teatro além de ser uma arte de entretenimento, é uma arte extremamente rica ,porque integra várias áreas do conhecimento humano.
Claro que ninguém é obrigado a fazer teatro, e que, antes de fazer a sua inscrição, é importante que se pergunte: o que pretendo com esta experiência?
Desta forma, poderá escolher fazer  um curso de formação de ator- com intuito a profissionalizar-se, ou, fazer um curso de curta duração, voltado para o desenvolvimento de competências comunicacionais.
Mas se ainda estiver em dúvidas, veja algumas aprendizagens que poderá conquistar:

TRABALHAR A VOZ

Sim, trabalhar a voz e conhecer os mecanismos da fala, é matéria muito importante para qualquer profissional . Durante o curso,vai aprender a respirar saudavelmente e a articular bem.
Em pouco tempo, se sentirá seguro e a sua comunicação melhorará a 100%.

TOMAR CONSCIÊNCIA DO CORPO

Palavra chave: postura. Através de exercícios variados, que incluem dançar, movimentar-se no espaço ou até  mímicas, pouco a pouco, vai tomar consciência do seu corpo, ao aprender movimenta-lo livremente.
Esqueça a velha ideia de andar com um pesado livro na cabeça para conquistar um andar seguro e confiante. No teatro, o corpo é trabalhado de dentro para fora.
Primeiro: a pessoa aprende a observar o seu corpo, depois: a expressa-lo.
FAZER PARTE DE UM GRUPO

Sendo uma arte que valoriza o domínio sócio afetivo, aqui seguramente vai aprender a "saber estar".
Claro que esta aprendizagem também depende da sua capacidade individual de doar-se de forma honesta e verdadeira.O grupo investirá em si, o que investir no grupo.
Falar de si, demonstrar afeto, ter um espaço sem críticas para expressar-se , fazem parte da pratica diária de um grupo de teatro.Ao entrar em contacto com as suas emoções, e com as emoções do outro e das personagens, vai claramente aumentar os níveis de assertividade e empatia, que são tão importantes para uma vida plena.

Comentários

  1. Oi, Cíntia, adorei sua visita no Gato de Sofá. Adorei ainda mais encontrar mais uma interlocutora para este diáologo sem fim que é a literatura para crianças. É sempre bom encontrar pares, mesmo que um oceano nos separe. Voltarei sempre por aqui para saber o que anda acontecendo por aí. bjs
    Luciana Conti

    ResponderEliminar

  2. Estragon - É isso mesmo, vamos contradizer-nos.
    Vladimir - Impossível.
    Estragon - Achas?
    Vladimir - Já não corremos o risco de pensar.
    Estragon - Então de que é que nos estamos a queixar?
    Vladimir - O pior não é pensar.
    Estragon - Talvez não. Mas pelo menos há isso.
    Vladimir - Isso o quê?
    Estragon - É isso mesmo, vamos fazer perguntas um ao outro.
    Vladimir - O que é que queres dizer com pelo menos há isso?
    Estragon - Pelo menos há menos miséria.
    Vladimir - É verdade.
    Estragon - Bom. E se déssemos graças à nossa felicidade?

    De Samuel Beckett em À Espera de Godot

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixe um comentário

Mensagens populares deste blogue

TERESA AMABILE E A CRIATIVIDADE

O BEBÉ de Fran Manushkin