terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Letra Pequena - Sabes, Maria, o Pai Natal não Existe



Mais um audiolivro que pode encontrar no Blog Letra Pequena. Não deixe de visita-lo, é um deslumbre para os sentidos.
Quem o escreve é a jornalista Rita Pimenta.A quem mandamos abraços de Boas Festas, tenho o sapatinho sempre à espera da suas inteligentes sugestões.


Claro que o audiolivro não substitui a leitura em papel...

Maria, o Pai Natal não existe
Rita Taborda
Editora Caminho

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CARTA DO PAI NATAL/ PAPAI NOEL

É a pura verdade, e vocês não podem imaginar a honra que senti, quando soube que o bom velhinho, ele mesmo - o Pai Natal, o Papai Noel- ouvia o programa " Criatividade para Pais e Filhos", lá, na Terra do Natal.
E as cartas chegaram, não sei se foram as renas que as trouxeram, ou  se foi o CTT Portugal. Mas a missiva foi lida em segundos e dizia assim:

Caras amigas

Eu sei que vão estranhar a minha carta, afinal, sou famoso por receber cartas, não por envia-las. Mas, a cada dia que passa, devemos nos informar,ouvir outras pessoas e aprender com as suas experiências.
O montante de cartas é elevado. Claro, que a grande parte dos meus amigos, pede inúmeros presentes e coisas impossíveis como; parar as mudanças climáticas ou o fim dos descabidos impostos.
Como sabem, sou um homem simples. Gosto de ver o sorriso das crianças e de lhes proporcionar um pouco de lirismo e magia.Grandes obras não são para mim, sou um construtor do invisível.
Mas, para não roubar muito o vosso tempo, gostaria que falassem destas deliciosas cartas que recebi; a do Paulo, a da Ana e da Mafalda.
Em cada uma delas um sentimento diferente, em cada uma, um pensamento que precisa se manifestar neste momento que é Natal.
Estou curioso com o efeito que as cartas podem causar, e com meias de lã fico a espera dos comentários.

E como não se pode deixar de dar ouvidos ao Pai Natal, nesta Terça-feira, vamos pensar o Natal com Criatividade.

CARTAS AO PAI NATAL- Apenas um Presente - Paulo

Caro Pai Natal

Antes de mais nada, gostaria de agradecer os presentes que vou receber, afinal, ao longo destes 9 anos nunca fui esquecido.
Esta carta também serve para contar um segredo: deixo as minhas bolachas favoritas de chocolate, escondidas no sapatinho onde vai deixar o meu presente. Sabe, se tiver fome, pode devora-las,dá sempre jeito para quem viaja por todo o mundo a dar presentes, receber um lanchinho.
Mas o mais importante de tudo é que este ano tomei uma resolução: quero apenas um presente!
Sei que tenho sido um miúdo adorável e blá, blá,blá... mas na verdade, todos os anos ganho tantas coisas, que preciso de mais um ano para utilizar tudo o que recebo...
Como já estou a ficar crescido, quantidade é o que menos importa.Este ano um presente me basta, os outros pode distribuir aos outros meninos, que precisam de mais miminhos.
Isto tudo, porque lá na escola temos andado a colecionar tampinhas, fazer recolha de alimentos, e, afinal, é preciso distribuir afetos por toda a gente.
Se depender de mim, este ano não vai ficar com dores nas costas. Um presente basta porque todo o resto eu já tenho; pais e amigos que gostam de mim e brincam comigo.

Ps.Vou deixar umas cenourinhas na varanda, afinal as renas sempre podem sentir fome...
Paulo

CARTAS AO PAI NATAL- Um Natal tranquilo

Caro Pai Natal

Esta carta mais se parece com uma queixa do Livro de Reclamações. Mas por favor, leve a sério. Tenho apenas 5 anos, mas tenho os meus problemas existenciais.

Afinal, quem tem apenas 5 anos, também tem os seus direitos.Quero fazer um pedido, será que neste Natal podemos passar só nós os quatro?! Ou melhor, eu,o mano, o pai e a mãe?

Sabe, todos os anos é a maior confusão. Andamos de um lado a outro, para lá e para cá, sempre com a casa as costas, a visitar toda a gente, num corre e corre tão grande,que no final de tudo, não nos divertimos nada.Nós, eu e o mano, andamos às turras, o pai amua para um lado e a mãe fica sempre com dores de cabeça...

Era bom mesmo, que os meu pais criassem juízo, e ao invés de tentar agradar a todos, percebessem que o melhor Natal acontece dentro de nós.
Assim, eu podia brincar com os meus brinquedos, andar de pijama até mais tarde, descansar pelos cantinhos da casa e o melhor de tudo, abrir os presentes na manhã do dia 25, calmamente, só nós os quatro, e depois,juntos, comermos aqueles deliciosas torradinhas que só o meu pai sabe fazer.

Se o Pai Natal conseguir este milagre, pode cortar os meus presentes pela metade, um Natal tranquilo é tudo aquilo que uma criança deseja.

Bjs Ana

CARTAS AO PAI NATAL- Mafalda

Caro Pai Natal

Chamo-me Mafalda, e tenho imenso jeito para inventar festas. Por isso, sem nenhum custo acrescido, quero lhe dar algumas sugestões. Sim, porque o Natal não são só presentes, jantares e compras.Um bom Natal está repleto de cumplicidade e risos. Só assim, temos um Natal cheio de coisas boas: alegria, música, jogos e amizade.
Para começar, é preciso encontrar um espaço para a brincadeira, depois, é só variar os jogos, vale a pena convidar a familia:
  • Atelier de Artes- muito simples, basta transformar a mesa lá de casa em atelier de pintura. Muito importante: manter a dose de humor em alta, nada mais chato do que alguém com a mania das limpezas, ou, a gritar quando um bocado de tinta suja o chão.
    Material: folhas brancas ,tintas e marcadores. Aqui, todos juntos, vão confeccionar os cartões de Natal, assim ,com risos e criatividade, o que desejamos uns aos outros passa a ser realidade.
  • Festival de anedotas- Este ano está decretado: nada de lamúrias durante o jantar. Cada pessoa vai preparar o seu pequeno repertório de anedotas e depois do jantar, na hora da sobremesa- porque se quer um momento doce- vai contar as suas anedotas favoritas. Nota, os trava-línguas e as lengas lengas são bem vindas, só que devem ser treinadas por toda a família. Será que conseguimos todos juntos?
  • Esta Poesia eu dedico a...- Aquele que mais gosta de ler, vai fazer uma pequena recolha de poesias. A escolha é livre, depois com um cestinho, assim como quem distribui flores, vai presentear cada pessoa com uma poesia, que será lida pelo grupo. Os agradecimentos, são abraços.Tempo de afeto e leituras.
  • Um teatro improvisado- Vale a pena deixar coisas espalhadas como chapéus, colares e outros adereços. É como um Carnaval improvisado em plena quadra Natalicia. Bonito vai ser criar um grupo, ensaiar sem pretenções profissionais, e no final da noite, acompanhados por biscoitinhos e broas, assistir o pequeno trabalho improvisado, e se a falta de temas é o problema, algumas sugestões: O Natal no Hawai, O Rapto do Pai Natal, Socorro, roubaram as prendas,Um Natal diferente, Histórias sobre o NataL
Como pode ver Pai Natal, tenho imenso jeito para festas diferentes. Será que desta forma  podemos promover um verdadeiro espírito do Natal?
Já sabes, se precisares de uma assistente, basta me escrever, beijinhos.
Um Bom Natal para si

domingo, 19 de dezembro de 2010

Popville Video



Surpreendente. No final de um curso de formação, uma formanda me disse ..." o território está sempre em movimento". Eu, ingênua, acreditava que era apenas o pensamento que estava em movimento...mania das psicologias. Mas se o homem pensa, e, é o pensamento que move o homem; o homem em pensamento pensa o território e assim, o movimenta.
Todo este movimento é o crescimento e a construção das cidades,arquitetada pelo pensamento do homem.

Se este pensamento é mero desejo, a cidade cresce descontrolada.
Se o pensamento é racionalizado para o que promove qualidade de vida, a cidade cresce feliz.

Bem, ufa, vamos deixar de filosofias.

Que bom quando encontramos um livro que fala do que pensamos.
Este pode encontrar aqui em Portugal, editado pela Bruáá.

Visite o seu site e encomende o seu:

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Musical A Arca de Noé "As abelhas" Moraes Moreira




A abelha-mestra e as abelhinhas
Estão todas prontinhas
Para ir para a festa
Num zune-que-zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa


Venham ver como dão mel as abelhas do céu
Venham ver como dão mel as abelhas do céu


A abelha-rainha está sempre cansada
Engorda a pancinha
E não faz mais nada
Num zune-que-zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmin
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa


Venham ver como dão mel as abelhas do céu
Venham ver como dão mel as abelhas do céu

Tempo bonito da minha infância, onde a poesia era o pão de cada dia.

Mas nos anos 80, o visual era mesmo estranho...

O BONECO DE NEVE de Raymond Briggs - livro e video


O livro já chegou nas livrarias. E nesta quadra onde os lista de presentes precisa sempre novas  ideias,fica mais esta sugestão.
O Boneco de Neve é um belíssimo livro ilustrado, sem palavras ,que graças a força das suas imagens leva os leitores a uma viagem ao mundo do imaginário.Já vendeu mais de dois milhões de exemplares no mundo inteiro e é sem dúvida, um livro a não faltar na estante.
Conta a história entre um menino e o seu boneco de neve. O criador e a sua criação e a amizade que se desenvolve entre eles.
O ilustrador inglês faz um trabalho surpreendente; as imagens onde o menino apresenta o seu mundo são de um criatividade impar.
O video acima é uma parte do filme, com o mesmo título do livro, que foi feito após o lançamento do mesmo.
Por estes lados, fica sempre aceso o desejo, que todo o trabalho artístico feito para a infância, seja mais valorizado e promovido.
Ainda bem que os ingleses já aprenderam a lição...

O BONECO DE NEVE
Raymond Briggs
Editora Caminho

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

Uma "Chuva de ideias",para compreender melhor o que são, e quais são, as 8 Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

Inteligência Verbal Linguística

  • Maior capacidade em ler um texto escrito, e interpreta-lo
  • Interesse pela leitura e pela escrita.
  • Facilidade na aprendizagem de diferentes línguas.
  • Pode ser encontrada em escritores, professores de línguas, tradutores, contadores de histórias e outras profissões onde há uma grande relação com a linguagem.

Inteligência Musical

  • Grande capacidade de ouvir notas e identifica-las.
  • Capacidade para explorar o mundo dos sons.
  • Memória musical: ouve um trecho musical e memoriza- com facilidade.
  • Pode ser encontrada em compositores, músicos, cantores, afinadores, professores de música, coralistas etc.
Inteligência Visual Espacial

  •  Sabe ler e interpretar mapas facilmente; tem bom senso de localização.
  • Gosta da cor, da forma e do movimento e utiliza-o para expressar-se.
  • Tem gosto estético e suas composições demonstram  elevado senso estético.
  • Tem facilidade em misturar cores, texturas.
  • É atraído pelo mundo visual: cartazes, sinais visuais, fotografia etc.
  • Pode ser encontrado em profissões como : design, artista plástico, escultor, diretor de criatividade,cenógrafo etc.

Inteligência Cinestésica

  • Compreende o mundo através do movimento.
  • Precisa do movimento para aprender e compreender. Gosta de tocar, abrir, investigar e geralmente usa as mãos como um "prolongamento do cérebro".Tem que tocar para acreditar
  • É capaz de praticar diferentes desportos.
  • Gosta de estar ao ar livre, prefere fazer uma caminhada para conhecer as plantas, do que assistir uma apresentação sobre as plantas numa sala de aula através do power point.
  • Pode ser encontrado em jogadores de futebol, dançarinos, nadadores etc.

Inteligência Lógico Matemática

  • Tem elevada capacidade de abstração e tem gosto pela estratégia.
  • Gosta de calcúlos e do pensamento lógico.
  • É capaz de passar horas à volta de um problema.
  • Pode ser encontrada em astrónomos, engenheiros, contabilistas, professores de matemática etc.
Inteligência Intrapessoal

  • Grande capacidade de introspecção.
  • Gosta de estar em dialógo consigo mesmo. Sua capacidade de concentração nos seus pensamentos e mundo interno, são suficientes para o seu bem estar.
  • Compreende o que se passa a sua volta e investe mais no seu potencial interno,do que nas relacções interpessoais.
  • Pode ser encontrado em místicos, filósofos, psicanalistas, pessoas que se dedicam a vida religiosa etc.

Inteligência Interpessoal

  • Tem facilidade em estabelecer laços e em comunicar com os outros.
  • Possui grandes capacidades comunicacionais e orais.
  • Tem grande capacidade de influenciar pessoas e utilizar a liderança.
  • Pode ser encontrada em professores, animadores, artistas, politicos etc.
Inteligência Naturalista
  • Consiste na habilidade em identificar e classificar padrões da natureza.
  • Capacidade de sentir Empatia por animais e plantas- sentimento de conservação da natureza.
  • Geralmente encontrada em biólogos, jardineiros, ecologistas e amantes da natureza.
     
     

Howard Gardner - Educar para Crescer

O investigador americano, motiva os professores a promoverem um diálogo mais aprofundado com os seus alunos.
Se desejar ler a entrevista na íntegra, basta clicar.
Howard Gardner - Educar para Crescer

Reconhecer o papel da Pedagogia e valorizar boas práticas é construir um mundo melhor.

Howard Gardner of The Multiple Intelligence Theory



O psicólogo e investigador Howard Gardner, explica a sua Teoria das Inteligências Múltiplas.
Que bom seria se as nossas escolas, ainda tão conservadoras, finalmente se rendessem a ideia de que existem várias formas para educar. Vamos precisar de uma revolução, para que estes e outros conceitos, sejam colocados em prática nas nossas salas de aula.
Enquanto isso, assistimos a um cenário desolador: jovens que não gostam de estudar e que desistiram de aprender.
Fica a reflexão:apesar de tanto avanço tecnológico, ainda damos passinhos de formiga a nível da Criatividade e de Pedagogia.

domingo, 5 de dezembro de 2010

No tunel do tempo: Castelo Rá-tim-bum - Lavar as mãos



Saudades do tempo de ter a meninada em casa.Irmãos pequeninos, que hoje fazem Mestrado...enfim, o tempo passa,mas os programas infantis andam cada vez mais raros e menos criativos.
O Castelo Ra Tim Bum, fez parte de uma infância acompanhada, aquela que desfrutei com os irmãos a me puxar de cada lado.
A musica é de Arnaldo Antunes, e o politicamente correto e pedagógico, desaparece para dar espaço a pura Criatividade.
Um daqueles momentos inesquecíveis que vou começar a partilhar...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

UM BLOG A NÃO PERDER DE VISTA- MARIANA MASSARANI

Este Blog é uma delicia!

Mais uma bela ilustração da carioca Mariana Massarani, fico por aqui me perguntando quando ilustra um livro infantil meu...ups, tenho que encontrar tempo para a escrita.
Não deixe de visitar o seu cantinho, há novidades durante toda a semana.
Espero que lhe deixe o coração em festa como o meu, todas as vezes que passo por lá.

Um Blog a não perder de vista:
http://marianamassarani.blogspot.com/